Como se preparar para fazer uma entrevista?

A entrevista é uma conversa entre duas pessoas com o objetivo de extrair respostas e declarações (opinativas ou não) do entrevistado por meio de perguntas feitas por um entrevistador. Nessa dinâmica o entrevistador consegue transmitir informações ao seu público “direto da fonte”. Mas, é preciso preparo antes de se encontrar com o entrevistado e, de preferência, dominar algumas técnicas que vão ajudar a desenvolver uma conversa produtiva para seu público. Além do bom resultado no ar, a entrevista bem conduzida deixa a impressão de um trabalho profissional. O contrário pode transparecer incompetência, despreparo, amadorismo e até desrespeito com o público e o entrevistado.

Imagem: Pixabay


Questões bem formuladas, postura isenta, respeito e interesse pelo que o entrevistado está falando são alguns dos principais tópicos a serem observados antes de disparar a primeira pergunta.

O que perguntar?

Antes de mais nada, pesquise mais que o suficiente sobre o assunto a ser tratado na entrevista e também sobre o entrevistado. Mesmo que o assunto não diga respeito diretamente a profissão ou mesmo a vida o entrevistado é sempre bom saber quem é a pessoa com quem conversamos, a área de atuação dela ou formação, convicções, origens e até mesmo se tem alguma passagem negativa profissional ou pessoal. Não que isso será obrigatoriamente usado na entrevista, mas informações assim podem dar base as construções de perguntas mais precisas e inteligentes. Imagine você entrevistando um político sobre desvio de verbas e não saber que ele já fez isso no passado.

Perguntas íntimas e invasivas devem ser evitadas. As questões devem ser voltadas ao interesse da maioria dos telespectadores ou a um público alvo (específico) do jornal ou programa para qual o repórter trabalha; a não ser que a linha editorial do veículo exija esse tipo de postura do entrevistador.

Como se preparar

Procure sobre os assuntos da entrevista (e sobre o entrevistado) em todas as fontes possíveis. A primeira deles você já tem em mãos: a internet. Mas, cuidado: nem tudo que é publicado na rede é confiável. É preciso checar a informação antes para não dar um fora na frente do entrevistado. Já aconteceu comigo. Fui entrevistar uma dupla sertaneja, mas por sorte fui checar antes as informações que consegui no próprio site dos cantores. Resultado: parte das informações estava desatualizada. Se eu não tivesse feito isso, eu poderia ser corrigido por eles "ao vivo", o que seria no mínimo constrangedor.

Se possível, ligue para outras fontes, pessoas que também entendem do assunto a ser tratado e pergunte sobre fatos novos ou até mesmo sobre perguntas oportunas para aquele entrevistado. Uma rápida conversa pelo telefone pode atualizar e trazer mais informações a serem discutidas na entrevista.

Alguns repórteres recebem uma pauta para fazer a entrevista. Se a apuração não for das melhores, o entrevistador vai ficar em uma saia justa na frente do entrevistado. Mesmo com as informações da pauta, recomendo fazer uma checagem de informações, mesmo que em off com o entrevistado antes.

Roteiro de perguntas

Depois de saber bem sobre o assunto e o entrevistado prepare uma sequência de perguntas começando pela mais importante. Faça pelo menos 5 perguntas de acordo com o objetivo da entrevista e seguindo a linha editorial. Cuidado com o óbvio ou perguntas menos menos importantes naquela ocasião como "Quantos anos você tem?", "Há quanto tempo você está nessa carreira?". Essas informações sobre idade, por exemplo, devem ser coletadas antes e vão servir como base de perguntas mais elaboradas do tipo: "Hoje, com 18 anos, você já é um empreendedor no ramo de aplicativos para celulares. Como você se preparou para isso?".

Veja outro exemplo: se você foi mandado para uma entrevista coletiva com um cantor que foi fazer um show na sua cidade é bem provável que, entre as perguntas superficiais, esteja algo relacionado ao último CD, a turnê, novas composições ou o ritmo de trabalhos do artista.  Se for uma entrevista mais aprofundada pode haver algo relacionado a alguma música em especial ou participação em programas de TV ou no exterior. Caso a linha editorial seja daquelas que foca mais na vida pessoal dos artistas, as perguntas podem ser mais direcionadas a vida amorosa, familiar ou mesmo discussões públicas entre artistas.

Atenção: não se prenda ao roteiro de perguntas. Preste muita atenção ao que o entrevistado responde ao invés de se preocupar em fazer a próxima pergunta anotada na sua lista. Às vezes, o entrevistado pode dizer algo que possa indicar uma nova pergunta não programada e ainda mais importante do que as previstas no roteiro.

Saiba mais sobre como formular perguntas no post PERGUNTAS - modo de fazer.

Na hora de perguntar

Mais do que apenas perguntar, o entrevistador tem o papel de representar seu público e conduzir os rumos de uma entrevista, não deixando o entrevistado fugir demais dos temas propostos. É preciso manter uma postura imparcial sem se intimidar e nem humilhar seu entrevistado. O respeito deve existir do começo ao fim da entrevista. Seja educado sempre, use palavras corretas e evite ironias, gírias ou palavras com duplo sentido. Mesmo que o entrevistado seja íntimo, trate-o com formalidade, principalmente na hora de fazer as perguntas.

Ao perguntar faça de tudo para olhar o mais tempo possível nos olhos do entrevistado, ainda mais nas respostas. Ouça, preste atenção, assimile o que ele está respondendo. Não se distraia com curiosos a volta e, muito menos, faça sinais para outra pessoa durante a resposta no entrevistado. Além de atrapalhar a concentração dele, isso demonstra falta de educação e profissionalismo do repórter. Para isso, segure firme o microfone e não o entregue ao entrevistado - você é quem conduz a entrevista e, por isso, você deve ter a "posse" do captador de áudio.

Evite perguntas tendenciosas, parciais, constrangedoras ou que criem um clima de mau estar entre vocês, afinal o entrevistado tem o direito de não responder suas perguntas e até ir embora quando quiser. Algumas perguntas são polêmicas e precisam ser feitas, mas sempre há uma maneira de fazê-las sem parecer que você esteja debochando ou tentando "desmascarar" o entrevistado. Alguns repórteres abusados encontram entrevistados "esquentados" que podem reagir de forma agressiva a uma pergunta provocadora.

Saiba mais no post Comportamento de repórter com entrevistados.

T.M.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 'letrinhas' que os apresentadores leem

Qual microfone usar?

Passagem: quando um repórter aparece