COMO FUNCIONA UMA REDAÇÃO DE TV

Todas as redações dos órgãos de comunicação têm uma configuração básica para funcionar e atender seu propósito: o de levar informação de qualidade ao seu público. No caso das redações de TV, elas podem ser grandes ou pequenas, presenciais ou remotas, mas sempre são necessárias para produzirem as notícias de um telejornal e apurar os fatos antes de atingirem centenas, ou até mesmo, milhões de telespectadores.

Redação da RecordTV Interior

Veja agora como é composta uma redação de TV, tanto na parte física quando sua equipe de trabalho.

ESTRUTURA FÍSICA (O que tem em uma redação?)

Para escreverem os telejornais, são necessários mesas e computadores para os redatores, pauteiros, produtores, repórter e apresentadores. Softwares de texto e alguns programas específicos para redações de TV também são bem úteis para a produção de pautas e reportagens, sejam elas gravadas pela equipe externa (repórter e cinegrafista) ou ao vivo, narrada pelos apresentadores.

As mesas podem ser juntas ou separadas, de frente uma para as outras, facilitando a comunicação entre os colegas de trabalho. É preciso conexão de internet, linha telefônica, impressora, canetas e papel para anotações à vontade. A falta desses materiais básicos pode dificultar (e muito) o trabalho jornalístico de apuração ou difusão das notícias.

Uma redação pode ter de duas a mais de 50 pessoas, em uma mesma sala, ou em ambientes separados por editorias ou programas. A característica de uma redação é o trabalho reunido em um mesmo local, o que facilita a troca de informações entre seus membros.


MEMBROS DA EQUIPE (Funções)

CARGOS SUPERIORES:

Gerente de jornalismo – cuida da linha editorial do jornalismo. É um cargo de confiança e muito próximo ao dono da emissora e, por isso, deve atender a demanda do patrão. É o gerente de jornalismo que dá o tom de como o trabalho vai ser realizado pela redação como, por exemplo, se vão apoiar o presidente ou não, como irão abordar certos temas delicados nas reportagens ou entrevistas, e assim por diante.

Chefe de redação – mantém o pleno funcionamento da redação, faz escalas de trabalho, de férias, é o responsável pela contratação de novos membros (ou o desligamento de outros) e das despesas cotidianas como papel para impressora e diárias de viagem de uma equipe externa (repórteres, cinegrafistas e produtores).

Coordenadores de jornalismo – como o próprio nome diz, eles coordenam o trabalho jornalístico em uma redação. Eles direcionam as demandas e devem estar em sintonia com o a evolução das produções tanto dentro quanto fora da redação, como no caso dos repórteres de rua.  Ao sinal de algum problema, tomam decisões importantes que vão refletir no trabalho final dos telejornais, como derrubar uma reportagem, por exemplo.

Chefes de reportagem – coordenam os trabalhos das equipes de reportagem na rua. Estão sempre em contato com os repórteres para saber como está a evolução das reportagens e ajuda-los caso tenham alguma dificuldade na rua.

Chefes de pauta – coordena o trabalho dos pauteiros e produtores dentro da redação. Eles determinam qual pauteiro vai fazer a pauta de determinado assunto, além de acompanhar e ajudar no desenvolvimento daquelas já distribuídas na redação.

Editores chefes dos programas – são responsáveis por montar os espelhos, ou seja, os roteiros dos telejornais. Eles distribuem os assuntos que estão sendo produzidos no dia ao longo de todo telejornal. Acompanham o desenvolvimento dos trabalhos dos repórteres para saber se podem contar com aquela reportagem ou não, além de coordenar o trabalho dos redatores dos telejornais.

A proximidade das estações de trabalho facilita a comunicação

DEMAIS FUNÇÕES:

Redatores ou editores de texto – são os jornalistas que escrevem no telejornal. Eles escrevem as notícias em forma de notas para serem narradas pelos apresentadores, bem como as “cabeças” que são textos de introdução para a reportagem dos repórteres. Às vezes, os editores de texto podem escrever toda uma reportagem, ou notícia, para apenas serem narradas por algum repórter, seja em uma gravação ou mesmo em uma participação ao vivo (link). Na ilha de edição de vídeo, os editores de texto acompanham a edição da reportagem que chegou da rua. Ele procura por erros e corrige o texto, bem como seleciona o trecho das sonoras (entrevistas gravadas) que vão compor aquele VT (reportagem editada).

Pauteiros ou produtores – são os jornalistas responsáveis por planejar as reportagens que serão feitas pelo repórter e cinegrafista na rua. Geralmente, este trabalho começa bem antes do expediente da equipe externa, no dia ou turno anterior. Algumas pautas são escritas durante dias, até chegarem a hora de serem produzidas pelos repórteres. O pauteiro faz o agendamento das entrevistas, pede autorização para que a equipe entre em determinados locais fechados para fazer a reportagem e produz o conteúdo que será noticiado pelo repórter reunindo informações necessárias em uma pauta (roteiro para a reportagem). Ele também pode auxiliar a equipe na rua, ligando para o entrevistado ou pedindo uma entrevista (sonora) com alguém não previsto.

Repórter – é quem apura as informações na rua e executa o planejamento feito na redação. É quem faz gravações na rua, junto com o cinegrafista, para compor uma reportagem em vídeo. Ele entrevista pessoas, produz o texto final da reportagem e o narra na gravação. O repórter também pode fazer participações ao vivo em um telejornal, parecendo para dar uma notícia ou entrevistar alguém no local dos fatos.

Apuradores – são responsáveis por monitorar outros veículos de comunicação e sugerir temas para a produção de pautas. Além disso, checam informações a pedido dos pauteiros e produtores, além de fazerem a “ronda”, que significa ligar para as principais fontes de informações factuais daquela hora, como os bombeiros, polícia, defesa civil ou departamento de trânsito. Muitos estagiários começam a trabalhar em uma redação de TV nesta função.

Apresentador(a) – é quem apresenta as notícias de um telejornal. Ele chama as reportagens que serão exibidas, além de dar outras notícias ou entrevistar convidados no próprio estúdio ou de forma remota, via internet. Assim como os repórteres, os apresentadores devem ter uma boa dicção, raciocínio rápido e poder de improvisação. Eles leem as notícias com a ajuda de um teleprompter, mas se este equipamento falhar, os apresentadores devem ter a capacidade de “segurar” o telejornal ao vivo até a solução do problema.

Pauteira durante a produção de uma pauta

CAMINHOS DA NOTÍCIA (Por onde ela passa na redação?)

A notícia pode chegar à redação, basicamente, por dois caminhos: pela busca de apuradores, produtores e repórteres, ou por denúncia feita por alguma fonte.

No primeiro caso, os apuradores vão atrás de informações para comporem uma reportagem. Ligam para fontes (pessoas ou órgãos oficiais) para confirmarem e colherem mais informações sobre um determinado assunto, por exemplo, se as obras de canalização de esgoto foram concluídas como prometido em reportagem anterior.

No segundo caso, são as pessoas que ligam para a redação para propor uma reportagem, seja por meio de denúncia ou mesmo comunicando algum fato que possa ser apurado pelos jornalistas. Em ambos os casos, as informações são checadas e avaliadas antes de irem para o ar. Passam pelo crivo dos jornalistas e chefes e, depois, são autorizadas a serem noticiadas. Esta “burocracia” é necessária para evitar as Fake News. Muitas vezes, a notícia chega à redação fragmentada, faltando informações importantes ou mesmo como forma de manipular os jornalistas para beneficiar ou prejudicar alguém.

 

T.M.    

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 'letrinhas' que os apresentadores leem

Qual microfone usar?

Passagem: quando um repórter aparece