Âncora ou apresentador?

"Isto é uma vergonha". O jornalista Boris Casoy (Band/CNN Brasil) sempre dizia esta famosa frase quando não concordava com uma notícia, ou seja, emitia uma opinião. Mas, o Boris é um apresentador ou um âncora? Pois bem, vamos aos fatos.

Basicamente, os âncoras emitem opiniões pessoais sobre um determinado fato que acabaram de apresentar, seja de forma crítica ou tecendo um elogio. Bom, agora você já sabe em qual categoria o Boris se encaixa, não é? E o Willian Bonner? É âncora ou apresentador? Na minha opinião, um ótimo apresentador.

Boris Casoy

Entre os âncoras atuais da TV brasileira estão Ricardo Boechat (Band), Raquel Sheherazade (SBT) e Heródoto Barbeiro (Record News).

A diferença
Os âncoras mostram seus pontos de vista com base em outras informações, possibilitando uma análise mais ampla pelos telespectador, dando um ou mais ângulos a notícia. E ele é responsável pelo que diz. Existem casos em que âncoras pagaram pelo que disseram no ar - foram processados judicialmente ou mesmo demitidos. Criticar bancos, grandes grupos empresariais, governos ou políticos pode ser um risco ao jornalista. Falar o que pensa ou o que sabe sobre a máfia, por exemplo, pode custar bem mais que isso.
Heródoto Barbeiro


Rachel Sheherazade

Ricardo Boechat



Como se cria um âncora?
Para seu um bom âncora é preciso ter uma boa base intelectual, ficar ligado nas notícias atuais, ter conhecimento cultural, histórico, político, econômico entre outros (além de fontes para discutir sobre o assunto). Assim como todo jornalista, o âncora deve ser um especialista em assuntos gerais e mais; ter opinião própria. Isso não quer dizer que essa opinião não possa mudar com o tempo. Os âncoras representam parte, se não toda, a opinião de um canal e faz parte do consenso da sociedade.

Responsabilidade
Por ser um formador de opiniões, o âncora deve ser um jornalista comprometido com a ética, verdade e o respeito pela diversidade de outras opiniões. Todo ser humano tem um grau de preconceito, uma forma de pensar e uma visão do mundo. Frases fortes como "bandido bom, é bandido morto", pode soar deforma agressiva e humilhante para a mãe de um detento, por exemplo. Responsabilidade, respeito e bom censo são os ingredientes básicos de um bom âncora de telejornal.

Saiba mais sobre quem pode ser um apresentador(a) de telejornais no vídeo do TELE BLOG NEWS:



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 'letrinhas' que os apresentadores leem

Qual microfone usar?

Passagem: quando um repórter aparece