As 10 maiores emissoras de TV do mundo

Duas das maiores emissoras de TV do mundo são do Brasil! Com programações que variam entre entretenimento, esportes e jornalismo puro, as maiores redes figuram tanto com sinais abertos (gratuitos) quanto fechados (pagos).


Aliás, em 1999 a TV paga ultrapassou a aberta, mas hoje em dia os dois tipos lutam pela audiência, ainda mais com a disputa desleal da internet. Para equilibrar esse confronto, as gigantes do ramo televisionado precisam se reinventar e fazer uma conversão de mídias, ou seja, migrarem também para a rede mundial dos computadores – mas, esse é um tema para um outro post. Confira agora o top 10 das maiores redes de televisão do planeta:

10º - ESPN

ESPN é a sigla de Entertainment and Sports Programming Network (Rede de Programação de Entretenimento e Esportes), uma rede de TV fechada com sede nos Estados Unidos. É o maior e principal canal esportivo do mundo fundado em 7 de setembro de 1979. A ESPN se referencia não oficialmente como o canal "Líder Mundial em Esportes" - slogan que aparece em quase todas as transmissões. A rede está disponível em mais de 100 milhões de lares americanos e mais de 150 países e territórios via ESPN Internacional. O programa símbolo da emissora, o SportsCenter, estreou junto com a emissora e atingiu 30 mil edições em 11 de fevereiro de 2007. O canal transmite seus programas a partir de seus estúdios em Briston e Connecticut, mas operam também em Charlotte, San Francisco e Los Angeles.

9º - CCTV

A CCTV, abreviação de China Central Television (Televisão Central da China), é a maior rede de televisão da República Popular da China, fundada em 2 de setembro de 1958. É uma das 159 empresas públicas do país e pertencente ao Grupo de Mídias da China, órgão do governo chinês. A sede fica na maior cidade do mundo em número de habitantes (21 milhões): Pequim, a capital do país asiático. Por ser do governo, as notícias vinculadas neste canal são alinhadas ao Partido Comunista Chinês, que comanda o país atualmente.

8º - BBC


BBC são as iniciais de British Broadcasting Corporation (Corporação Britânica de Radiodifusão), uma corporação pública de rádio e televisão do Reino Unido fundada em 18 de outubro 1922. A principal fonte de financiamento da BBC é uma licença televisiva, que custa £145,50 (cerca de R$ 880) por ano e por casa desde abril de 2010. Essa licença é necessária para receber TV aberta legalmente na Grã-Bretanha. Em 2012, a despesa operacional da emissora foi de £ 4,8 milhões, o equivalente a cerca de R$ 29 milhões. A empresa emprega quase 19 mil pessoas.

7º - CNN

A CNN, sigla de Cable News Network (Rede de Notícias a Cabo), é um canal de notícias por assinatura dos Estados Unidos de propriedade da Warner Media - uma subsidiária da AT&T. Fundada em 1º de junho de 1980 pelo magnata da mídia americana Ted Turner, o canal foi o primeiro a fornecer cobertura jornalística em 24 horas por dia, e foi o primeiro exclusivamente voltado a notícias nos Estados Unidos. Com sede em Atlanta, a empresa tem filiais em 212 países e territórios, com aqui no Brasil (unidade inaugurada em 15 de março de 2020). A rede é conhecida por sua dramática cobertura ao vivo de notícias de última hora, algumas das quais atraíram críticas como excessivamente sensacionalistas e por seus esforços de ser apartidária. Em setembro de 2018, a CNN tinha 90,1 milhões de domicílios de televisão como assinantes (97,7% dos domicílios com cabo) nos Estados Unidos.

6º - Televisa

Fundada em 8 de janeiro de 1973, a Televisa é um conglomerado de mídia com sede na Cidade do México e nasceu da fusão entre o Telesistema Mexicano e a Televisón Independiente de México. Conhecida aqui no Brasil por suas novelas (exibidas e até coproduzidas pelo SBT), a Televisa é famosa também por exportar programas de televisão pela América Latina. Em 2013, foi apontada como a 18ª maior empresa de mídia do mundo.

5º - RecordTV

A RecordTV é a segunda maior emissora de TV aberta do Brasil e a mais antiga em operação no país – foi a quarta emissora a operar no país. A primeira foi a TV Tupi de São Paulo (1950). Fundada em 27 de setembro de 1953 pelo advogado e empresário brasileiro Paulo Machado de Carvalho, a emissora tem sede em São Paulo capital e conta com a retransmissão de 111 emissoras, sendo 15 próprias e mais 96 afiliadas. Na década de 1970 a emissora foi comprada pelo comunicador Silvio Santos e, em 1989, foi adquirida pelo bispo da Igreja Universal do Reino de Deus Edir Macedo – ao qual pertence até os dias atuais. O canal hoje é multiplataforma, está presente em mais de 150 países por meio da Record Internacional e seu serviço de streaming é o Play Plus.

4º - NBC

NBC, abreviação de National Broadcasting Company (Companhia Nacional de Radiodifusão), é uma rede de televisão aberta e de rádio comercial americana – a mais antiga dos Estados Unidos. Fundada em Nova Iorque no dia 15 de novembro de 1926, a NBC começou com operações em rádio e depois, em 1939, com televisão. Desde 2004 até hoje, pertence à NBCUniversal - um conglomerado de mídia e entretenimento - uma subsidiária da Comcast (também proprietária da Universal Studios). É conhecida como “rede do pavão”, em referência ao seu logotipo de um pavão colorido criado originalmente em 1956 marcar as novas transmissões em cores. É a segunda rede de televisão mais assistida dos Estados Unidos, atrás somente da CBS. A NBC tem 11 emissoras próprias e cerca de 200 afiliadas pelo território americano, sendo que algumas delas também estão disponíveis no Canadá, além de acordos de licenciamento de marca para canais internacionais na Coreia do Sul e na Alemanha.

3º - CBS

A CBA - Columbia Broadcasting System (Sistema de Radiodifusão Colúmbia) – é uma rede de rádio e televisão comercial dos Estados Unidos. Fundada em 18 de setembro de 1927 como radio e, em 15 de janeiro inaugurou o sistema de televisão. É uma das principais propriedades da Paramount Global, com sede em Nova Iorque e operações também em Los Angeles. É a rede de televisão mais assistida dos Estados Unidos e a terceira maior emissora do mundo, atrás da ABC e TV Globo. Às vezes referida como “rede do olho”, por causa do seu logotipo – usado desde 1951 -, a CBS pode se tornar uma das maiores redes de rádio nos Estados Unidos, e eventualmente uma das três gigantes das redes de televisão aberta, que tem mais de 240 emissoras próprias e afiliadas pelo território americano.

2º - TV Globo

A TV Globo é a maior rede de televisão comercial aberta do Brasil com mais de 200 milhões de telespectadores diários no país e no exterior – pela TV Globo Internacional. Alcança 98,60% do território brasileiro e é a segunda maior rede de TV do mundo. Com uma programação variada, é uma das maiores produtoras e exportadoras de telenovelas do mundo com 120 emissoras próprias e afiliadas. Fundada pelo jornalista e empresário Roberto Marinho, a emissora começou a funcionar em 26 de abril de 1965. A sede é no Rio de Janeiro, onde funcionam os principais estúdios de jornalismo e entretenimento.

1º - ABC

A ABC, sigla de American Broadcasting Company (Companhia Americana de Radiodifusão), foi fundada em 12 de outubro de 1943 e começou com as operações de TV em 1948. A sede fica na cidade de Nova Iorque e a companhia pertence a The Walt Disney Company. A maior estação de televisão do mundo é responsável por séries como Grey’s Anatomy, The Good Doctor, Agents of S.H.I.E.L.D., entre outras. A American Broadcasting Company cobre 100% do território americano e, atualmente, é a terceira rede de televisão mais assistida dos Estados Unidos, atrás da CBS e NBC.

Com informações da Wikipédia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 'letrinhas' que os apresentadores leem

Qual microfone usar?

Passagem: quando um repórter aparece