Top 6 Jornalistas que são heróis (ou não) nos quadrinhos

Dia 7 de abril é comemorado o Dia dos Jornalistas. Nesta pequena homenagem, vou listar aqui alguns super-heróis dos quadrinhos que, nas "horas vagas", desempenham o ofício de JORNALISTA! Será que você sabia dessa profissão deles? Confira:


Superman

Clark Kent é a identidade secreta do Super-Homem, personagem da DC Comic criado por Joe Shuster e Jerry Siegel. A primeira aparição dele foi no verão de 1938, na revista Action Comics #1. Depois de passar a juventude em Smallville, Clark vai morar para em Metrópolis e começa a trabalhar como repórter no jornal Planeta Diário, onde conhece o amor da vida dele, a também jornalista Lois Lane, uma excelente repórter. Entre uma pauta e outra, o Homem de Aço dá conta dos super vilões que querem destruir tudo!


Homem-Aranha

Peter Parker, o Homem-Aranha, é repórter-fotográfico freelance do Clarim Diário, onde ganhou destaque pelas fotos que fazia do super-herói, ou seja, dele mesmo, para as reportagens do jornal. Claro que estamos falando das primeiras versões do herói. Nas versões atuais, ele é um jovem nerd quando foi mordido pela aranha geneticamente modificada. Criado pelo escritor e editor Stan Lee e pelo escritor e artista Steve Ditko, o Homem-Aranha apareceu pela primeira vez na Amazing Fantasy #15, em 1962. O chefe de Peter no jornal, o rabugento John Jonah Jameson, é outro jornalista famoso da Marvel Comics que, aliás, estereotipa bem os profissionais daquela época: estressados, nervosos e árduos consumidores de cigarro e café - estilo bem diferente do de Parker. "Quero fotos do Homem-Aranha na minha mesa!" era o que Jameson sempre gritava na redação.


Shazam

Você sabia que o Shazam é jornalista? Pois é... quem acompanha de perto os personagens da DC sabia. Billy Batson, o jovem super-herói, era o mais novo locutor de rádio e correspondente da emissora Whiz Rádio. Criado em 1939 pelo roteirista Bill Parker e pelo desenhista C. C. Beck, o personagem apareceu pela primeira vez na revista em quadrinhos Whiz Comics #2, em fevereiro de 1940. Mais tarde, os direitos do personagem foram comprados pela DC Comics. Acusado de ser uma cópia do Superman, Shazam tem outra grande semelhança com o personagem vindo de Krypton: ser um jornalista!

Venon

Eddie Brock, o Venon, é um repórter em busca de furos jornalísticos para levantar a própria carreira. Meio desorganizado e atrapalhado, o personagem tentava ganhar a vida trabalhando no Clarim Diário até se envolver com a criatura alienígena e se transformar no violento super vilão de origem das histórias do Homem-Aranha. Criado por David Michelinie e Todd McFarlane, Venon apareceu pela primeira vez na Web of Spider-Man #18, em setembro de 1986. Podemos concluir que o jeito desorganizado de Brock é uma das características de alguns jornalistas que abraçam mil e uma tarefas de uma só vez, tanto na redação e quanto na vida pessoal.

Tintim

Personagem principal de As Aventuras de Tintim, o repórter retrata bem aqueles jovens jornalistas que, depois de formados, buscam denunciar as coisas erradas e desvendar mistérios que atingem a sociedade. Tintim foi criado pelo quadrinista belga Hergé em 10 de janeiro de 1929. Sempre acompanhado de seu cão Milu (um fox terrier de pelo branco), o correspondente do jornal Le Petit Vingtième está sempre entrando em confusões e escapando de bandidos que não querem que seus segredos sejam revelados. Outro aliado em suas aventuras é o Capitão Haddock, um marinheiro beberão e rabugento, mas de bom coração.


April O’Neil

Quem é fã de Tartarugas Ninjas sabe bem que é April O'Neil - uma repórter de TV muito empenhada de casos criminosos e notórios que sempre aparece vestindo um macacão amarelo. Criada por Kevin Eastman e Peter Laird (da editora Mirage Studios), April apareceu pela primeira vez em outubro de 1984 no livro Teenage Mutant Ninja Turtles #2 como programadora de computadores e assistente do cientista louco Baxter Stockamn, mas, depois, os criadores a transformaram em uma jornalista. Em um dos filmes, April é interpretada pela belíssima atriz Megan Fox. A jovem personagem tambpem é retratada como habilidosa em artes marciais, tecnologia e com sentidos afiados, além de ser especialmente próxima a Donatello, que nutre uma queda pela garota em algumas versões.


Artigo com imagens da internet

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 'letrinhas' que os apresentadores leem

Qual microfone usar?

Passagem: quando um repórter aparece