ESPELHO - modo de fazer

"Espelho, espelho meu... Existe algum telejornal mais assistido que o meu?"

Brincadeiras a parte, o Espelho (ou script) nada mais é que o nome dado a um cronograma planejado pelo Editor-Chefe do telejornal para ser seguido por todos durante o programa. Ele vai "refletir" como será o seu telejornal, vai mostrar qual é a sequência de entrada das matérias (VT's), participações ao vivo de repórteres (Links) intervalos comerciais (Breaks), notas de notícias, entrevistas e tudo mais que compõe aquela edição. O Espelho é responsável por sincronizar o trabalho de todos os profissionais envolvidos e responsáveis por levar o programa ao ar, desde o diretor de TV até o contrarregras.



Existem programas de computador desenvolvidos especialmente para a produção de Espelhos de telejornais, como o Easynews. Basicamente, esses softwares integram a rede de computadores da redação e proporcionam ferramentas que facilitam o trabalho dos redatores como a inserção de geradores de caracteres (GC's), cálculo de tempo das matérias e cabeças, visualização do material "ingestado" (material bruto gravado na rua e baixado no servidor) e comunicação instantânea entre outros usuários do sistema. E a coluna dorsal de todo esse trabalho é o Espelho.

Em redações menores é possível fazer o mesmo trabalho usando ferramentas e programas simples como o Microsoft Excel ou Microsoft Word, isso porque o Espelho de telejornal nada mais é do que uma tabela (com linhas e colunas) que são preenchidas com informações técnicas como retranca, tempo do VT e deixa. Por meio disso é mais fácil organizar o que aquela edição do telejornal vai exibir naquele dia e a sequência em que isso vai acontecer.

Depois de selecionar o que vai entrar naquela edição, o editor-chefe passa a distribuir as matérias, links e demais elementos do telejornal no Espelho separado por blocos, mais ou menos assim:
Geralmente, cada bloco agrupa um segmento de matérias do dia, ou seja, reunem assuntos relacionados direta ou indiretamente, o que pode facilitar o entendimento do telespectador.

Por exemplo: as reportagens factuais - aquelas em que os assuntos aconteceram recentemente e são de grade repercussão (matérias de hardnews como tragédias ou fatos de extremo interesse público) - vão no primeiro bloco do Espelho. As matéria dos demais assuntos são distribuídas nos blocos seguintes. No último blogo geralmente vão as matérias mais leves (softnews) de cultura e esportes, por exemplo.

Os blocos são separados por um intervalo comercial (Break) que é de responsabilidade do departamento de programação e marketing da emissora. A sequência de comerciais (que geralmente têm 30 segundos cada) também é organizado como em um Espelho voltado aos profissionais do Switcher da programação geral. 

Ambos os Espelhos devem preencher os tempos destinados a eles. Um telejornal pode ter 30 minutos dentro da programação de uma emissora, mas se existir blocos comerciais esse tempo deve ser calculado, ou seja, o tempo real do telejornal no ar (Fade) será menor que essa meia hora.

O Espelho também contém indicações técnicas como a inserção de GC's, (aquelas palavras que aparecem escritas na tela indicando o nome de um entrevistado, apresentador ou cidade, por exemplo), deixa (que são as últimas palavras ou som de uma reportagem) e o tempo de duração da reportagem. Essas informações são de extrema importância para que todos os profissionais envolvidos no telejornal - como diretor de TV (que corta as imagens) e operador de áudio (que corta os sons), operador de TP (que passa as letrinhas que os apresentadores lêem) possam executar suas funções de forma orquestrada para que o programa flua no ar sem erros.

O Espelho é como se fosse a partitura de músicos de uma orquestra e o telejornal no ar é como se fosse a orquestra toda tocando em harmonia.

Veja como fazer um espelho para telejornal no vídeo do TELE BLOG NEWS:



Comentários

André Rodrigues disse…
Demais, são muito boas suas dicas para nós que estamos começando na faculdade de jornalismo!
Unknown disse…
Me ajudaram em muito! Sucesso! ;)

Postagens mais visitadas deste blog

As 'letrinhas' que os apresentadores leem

Qual microfone usar?

Passagem: quando um repórter aparece