Pare de usar "acabou" em textos jornalísticos

Escrever é uma arte. Há a licença poética e tudo mais, eu entendo, mas quando se erra querendo acertar, aí já não tem desculpa. Um texto jornalístico na televisão precisa ser simples, curto e direto. Quando mais objetivo e certeiro o repórter ou apresentador ser, no vídeo, melhor.


Agora, vamos ao título deste artigo: o uso de "acabou" nos textos jornalísticos. É muito comum você ouvir um repórter ou apresentador dizer no ar frases como esta:

- O carro bateu no poste e acabou capotando.

No meu ponto de vista, esta frase não está errada, mas pode ser melhorada, justamente evitando o "acabou". Perceba que essa palavra, nestes casos, pode ser retirada sem prejuízo no entendimento da mensagem que se quer transmitir. Veja:

- O carro bateu no poste e capotou.

No exemplo acima o "acabou" foi retirado e o fim da frase adaptado. Aliás, evite também o gerúndio em seus textos (ando, endo, indo... etc.).

Outra dica é não usar dois verbos juntos, como foi no caso da frase acima ("...acabou capotando"). É claro que, em alguns casos, será necessário usar essa combinação de verbos, mas se for possível evitar, acredito que seu texto ficará mais "limpo" e direito ao ponto.

A mesma técnica você pode aplicar em textos em que a palavra "terminou" é usada. Mas, cuidado com o sentido da frase. Se o "acabou" ou "terminou" tiver outro sentido, aí é melhor não substituir. Veja um exemplo em que a substituição não fica bem:

- A briga começou no bar e acabou na delegacia.

Nesse caso, a palavra "acabou" (assim como "terminou") tem outro sentido e retirá-la do texto pode ser prejudicial ao entendimento do telespectador. A alternativa seria reescrever a frase como "... e foi parar na delegacia", por exemplo.

Lembre-se: quanto mais qualidade seu texto tiver, melhor profissional você será.

Bons estudos!

T.M.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 'letrinhas' que os apresentadores leem

Qual microfone usar?

Passagem: quando um repórter aparece