Botijão de gás explode?

É muito comum ouvir um repórter ou apresentador dizer que um botijão de gás explodiu. Mas, será que essa frase está correta? Vamos analisar com calma.


Quando o jornalista diz que uma casa ou apartamento foi incendiado depois de uma explosão, logo vem à mente o botijão de gás dessa residência. Lembrando que, em prédios mais novos, o gás é encanado e é muito difícil haver um botijão de gás dentro do local.

Mas, supondo que há um recipiente destes dentro da casa, é bem provável que ele tenha sido o responsável pela explosão, o que não significa necessariamente que ele explodiu! Bem, no meu entendimento, dizer que o botijão explodiu é uma maneira informal de falar e que, geralmente, é imediatamente entendida pelo telespectador, mas, literalmente, é muito difícil um botijão de gás explodir.

Segundo algumas fabricantes, a botija (ou botijão) de gás só explode se for exposta a uma alta temperatura concentrada ao ponto desse calor intenso derreter a carapaça de metal. Então, só se o compartimento estiver em um fogo muito forte ao ponto de "perfurar" o metal que o recobre é que o botijão vai, de verdade, explodir.


O que acontece na maioria dos casos de explosão em residências é que houve algum vazamento de gás no ambiente que explodiu. Esse vazamento pode acontecer por meio da mangueira, da boca do fogão ou algum defeito na válvula de fechamento do gás no botijão. Assim, esse gás fica condicionado dentro de um cômodo fechado, como a cozinha, por exemplo, e misturado ao ar do ambiente. Com a junção desses dois elementos (gás e ar), basta uma faísca, como a de um interruptor de lâmpada, para dar ignição a uma explosão.

Então, resumindo: quando você for noticiar uma explosão em uma residência em que a causa for um botijão de gás, procure saber antes se realmente ele explodiu ou foi o vazamento de gás que provocou esse acidente.

Ao invés de dizer que "um botijão de gás explodiu", prefira "um botijão de gás que provocou a explosão" ou algo semelhante. Dessa forma você terá mais chances de acertar do que errar no texto de sua reportagem.

Ah, mais algumas informações importantes:

- Sempre instale o botijão de gás de sua casa em ambientes abertos, com ventilação constante;

- Evite colocar capas sobre o botijão;

- Não coloque objetos sobre o botijão ou pendure algo no registro (válvula) dele.

- Cheque sempre as válvulas do fogão em busca de mal funcionamento - se encontrar, feche o gás e mande o fogão para o conserto;

- Nunca teste com um fósforo pra saber se há vazamentos depois de trocar a botija vazia - use uma esponja com sabão (se fizer bolhas, há vazamento).

- Nunca bata no registro para apertá-lo;

- E sempre use mangueiras de gás que passaram realmente pelo teste do INMETRO (com no máximo 80 cm de comprimento).

T.M.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 'letrinhas' que os apresentadores leem

Qual microfone usar?

Passagem: quando um repórter aparece