Quando não dá tempo de ler o texto antes!

 Você já sabe que os apresentadores de telejornais leem as notícias por meio de um equipamento chamado teleprompter. É um aparelho que fica instalado na frente das câmeras, com um vidro que reflete um monitor invertido onde passa o texto que o jornalista deve ler naquele momento. Temos vídeo bem interessante no nosso canal que explica bem o funcionamento desta ferramenta. Basta clicar aqui para ver!



Normalmente, os apresentadores leem as notícias antes, nos bastidores, para se acostumarem com o texto e, assim, dar uma entonação e interpretação mais apropriada na hora de narrar o texto no ar. Mas, como o hard news é intenso e dinâmico, as notícias surgem a todo momento e nem sempre os apresentadores conseguem ler as notícias antes. Aí, é torcer para não sair nenhuma gafe como ler um nome estrangeiro de uma forma diferente ou confundir uma palavra pela outra. Se isso acontecer, provavelmente o jornalista vai meme.

Quem não se lembra de casos em que os repórteres ou apresentadores falam algo que soa estranho como "seis e ônibus" ou "morreu antes de ser enterrado"? Entendo que o nervosismo de ir pro ar pode atrapalhar e coisas que acontecem no bastidores podem tirar a atenção do jornalista segundos antes de entrar ao vivo. Nas gravações, até pode-se "consertar" a gafe, mas ao vivo não tem jeito.

Veja abaixo uma lista com algumas dessas gafes que ficaram marcadas no jornalismo brasileiro:

Viagra... kkk

Não consegui falar "telespectadores"

Fala Brasil de Voz, de Vez, de Volta

Horário de Pic@

É minha vez

O que é uma Piroc@?


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 'letrinhas' que os apresentadores leem

Qual microfone usar?

Passagem: quando um repórter aparece