Como gravar off no carro

Gravar offs dentro do carro é uma técnica muito usada pelos repórteres de rua que precisam enviar os arquivos de áudio e vídeo o mais rápido possível para serem editados na emissora. A agilidade garante que a reportagem vá ao ar.

Mas, na hora de gravar o texto é difícil encontrar um estúdio ou uma cabine de off. Então, o jeito é improvisar: se trancar dentro do carro e disparar o REC.


Quer saber mais sobre jargões do telejornalismo? Então, clique aqui.


Acústica

Com as janelas do carro completamente fechadas, os ruídos externos - como sons de trânsito, vento ou conversas - são minimizados. Além disso, o ambiente fechado cria uma acústica apropriada (silenciosa) que valoriza a voz no narrador, já que não existem paredes lisas como em um quarto, por exemplo, que podem reverberar os sons e provocar ecos.


Microfone

Microfone externos sempre são mais indicados para gravações profissionais. Aqueles ligados à câmera também desempenham perfeitamente essa função.

 Já em produções de baixo custo, o celular é uma alternativa para uma boa captação de áudio. Os microfones dos celulares geralmente ficam na parte de baixo dos aparelhos.

Clique aqui para saber qual tipo de microfone mais adequado em suas gravações.

 

Posição

A locução deve ser feita próxima ao microfone (cerca de oito centímetros). Pessoas com vozes mais potentes e que falam alto naturalmente devem tomar um pouco mais de distância do captador de áudio.

A recomendação é que o microfone não fique posicionado de frente com a sua boca, mas um pouco de lado, na diagonal, para evitar a captação do "sopro" da fala, que geralmente acontece quando pronunciamos palavras com sílabas de "ataque" como aquelas com a letra "P".


Ruídos

Cuidado com barulhos vindos de bancos de couro ou da chuva batendo no teto do carro. Alguns ruídos, mesmo aqueles quase imperceptíveis, podem ser captados pelos microfones devido a acústica do ambiente, ou seja, os microfones não -profissionais aumentam automaticamente a sensibilidade de captação em locais mais silenciosos.

Controle sua respiração e ruídos de "boca molhada" durante a narração. Se estiver gravando muito próximo ao microfone, esses barulhos também serão captados de forma muito audíveis na gravação final.

Cuidado para não esbarrar, arranhar, bater ou assoprar no microfone durante a gravação. Você pode não perceber na hora, mas estas ações podem provocar barulhos extremamente altos e comprometer a captação do som desejado. Se o microfone estiver preso a roupa, fique atento para o tecido não ficar raspando nele e provocar ruídos que só serão percebidos depois, na reprodução do áudio.

 Evite manusear demais o microfone durante a gravação, como trocar de mão o tempo todo. Os efeitos são tão ruins quanto esses já citados.

 No final de tudo, confira como ficou a gravação para evitar surpresas indesejáveis na ilha de edição.

 

Veja na prática a gravação de um off dentro do carro:

 


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 'letrinhas' que os apresentadores leem

Qual microfone usar?

Passagem: quando um repórter aparece