10 filmes e séries sobre bastidores de TV, Jornalismo e Telejornalismo

Telejornalismo é a nossa paixão e aqui está uma lista sobre filmes e séries sobre esse tema. Selecionei alguns que já assisti e que mostram um pouco dos bastidores dos trabalhos em uma emissora de TV. Aproveite!!

1. Great News [2017]

Esta é uma série super divertida que gira em torno de Katie, uma produtora de notícias de TV que fica desesperada quando descobre que a mãe dela conseguiu um estágio no mesmo canal em que trabalha. Katie acredita que foi a pior notícia que já teve, mas com sua maior incentivadora ao seu lado no trabalho, a produtora terá, finalmente, o reconhecimento que merece. Tem romance, amizade, motivação e muitos bastidores de TV nos capítulos! A série tem 23 episódios divididos em 2 temporadas. Não há previsão de novos capítulos já que o sitcom foi cancelado. Este é o único ponto triste dessa série :(


2. O Escândalo [2019]

Este filme é um recorte do que pode acontecer em emissoras de TV do mundo todo: o assédio contra mulheres. Neste longa-metragem, um grupo de funcionárias da Fox News denuncia a cultura de masculinidade tóxica da gigante empresa norte-americana, levando à queda do magnata Roger Ailes, CEO do canal. O Escândalo, baseado em uma história verídica, segue os passos de uma apresentadora que, após processar por assédio sexual Ailes, inspira outras de suas vítimas, entre elas uma experiente e outra novata jornalista da emissora, a também contarem suas histórias. O filme foi indicado e premiado em diversos eventos da indústria de filmes e tem entre suas atrizes a espetacular Nicole Kidman.

3. O Abutre [2014]
Este filme retrata o sensacionalismo e a busca insana por notícias espetaculosas de crimes. É uma grande reflexão sobre como alguns programas noticiosos tratam a notícia só para aumentar a audiência das emissoras. A história retrata um jovem ladrão de pequenos furtos que se aventura no jornalismo independente correndo atrás de cenas de crimes para registrá-las e fazer dinheiro com temas sensíveis. Ele percebe que, com esses registros espetaculosos, é fácil vender esses materiais para a imprensa "marrom" americana e gerar lucros com o jornalismo “espreme que sai sangue”. O longa-metragem tem como protagonista o experiente ator Jake Gyllenhaal.


4. O Preço de Um Resgate [1996]

Este aqui é um pouco mais antigo, mas bem interessante também. É sobre a história de Tom, um milionário de uma companhia de aviação, que invade um estúdio de televisão durante um telejornal ao vivo e anuncia uma recompensa a quem entregar os sequestradores do filho dele. Antes, o empresário estava disposto a pagar os dois milhões de dólares exigidos pelos bandido como resgate, mas desiste ao descobrir que os criminosos iriam matar o garoto. Aqui está um bom filme sobre o poder abrangência desta tradicional mídia audiovisual de massa.

5. O Âncora - A Lenda de Ron Burgundy [2004]
Conhece algum apresentador arrogante, cheio de si e que esnoba as pessoas "inferiores" a ele? Pois é este o estereótipo do apresentador Ron Burgundy, interpretado pelo engraçadíssimo Will Ferrell. O filme é bem divertido, carregado de críticas sobre a soberba machista de jornalistas do passado, mais precisamente dos anos 70. O filme é sobre os bastidores de uma equipe de um telejornal famoso em San Diego, Califórnia, dominados por homens. Um dos principais do filme, Ron, começa a competir com Veronica (Christina Applegate) por mais espaço no ar. Ela, que antes ficava apenas com matérias relacionadas à cozinha e do universo feminino, passa a bater de frente com a cultura patriarcal da emissora e a conquistar seu próprio espaço na empresa. É claro que isso incomoda o ego inflado (e ultrapassado) de Ron. O longa tem outros personagens igualmente engraçados que retratam alguns tipos que, por vezes, encontramos em uma equipe de TV. E o filme é tão bom que, nove anos depois, eles fizeram uma continuação: O Âncora 2.

6. Uma Manhã Gloriosa [2010]

Esta é outra indicação divertidíssima! Uma Manhã Gloriosa conta a história de uma produtora de TV que foi demitida de seu programa de notícias, mas logo consegue uma vaga em uma nova emissora. E uma das funções dela é convencer o premiado âncora Mike Pomeroy, interpretado pelo experiente Harrison Ford, a apresentar matérias de moda e amenidades ao lado de uma ex-miss Arizona, interpretada pela também experiente Diane Keaton. Ele, no entanto, se recusa a fazer reportagens como fofocas de celebridades e entra em conflito com sua colega apresentadora. Além de enfrentar esse desafio pra lá de hilário, Becky ainda vive um novo amor.

7. Bandidos na TV [2019]

Esta série, da Netflix, não tem nada de engraçado e, aliás, não tem nada de ficção! É um documentário sobre uma história real e macabra que aconteceu aqui no Brasil. Bandidos na TV fala sobre o apresentador de televisão e político brasileiro Wallace Souza, acusado de ordenar uma série de assassinatos para melhorar os índices de audiência de seu popular programa de televisão chamado Canal Livre, no Amazonas. O programa policial durou 10 anos e era um sucesso por expor casos de assassinatos, sequestros e operações anti-tráfico em primeira mão. Em 2009, a polícia começou a investigar e acusar Souza de ser o mandante de assassinatos que, em alguns casos, eram de seus adversários políticos. Bastidores reais de um telejornalismo, no mínimo, duvidoso.

8. O Show de Truman - O Show da Vida [1998]

Este aqui é mais antiguinho, não fala sobre telejornalismo, mas tem muitos bastidores de TV. É sobre um reality show da vida real de Truman Burbank, que nasceu dentro do programa e nunca mais saiu. Interpretado pelo caricato Jim Carrey, o personagem principal é um pacto vendedor de seguros que leva uma vida simples com a esposa, Meryl Burbank. Mas, algumas coisas ao seu redor fazem com que ele passe a estranhar sua cidade, seus supostos amigos e até sua mulher. São todos atores e figurantes! Sem saber, ele vive em um grande cenário e tudo gira em torno dele. Do lado de fora, há uma enorme audiência de um público que o acompanha desde o dia em que Truman nasceu, por meio das milhares de câmeras e microfones escondidos pela cidade e até dentro da própria casa dele! Se você ainda não assistiu, vale a pena saber como essa história acaba.

9. Spotlight: Segredos Revelados [2016]

Este aqui não tem bastidores de TV, mas vale muito a pena! Baseado em uma história real, Spotlight mostra um grupo de jornalistas que investiga casos de pedofilia e abusos sexuais contra crianças por padres católicos, protegidos pela Igreja. O longa-metragem recria uma investigação feita pelos jornalistas do The Boston Globe, que resultou na matéria vencedora do PulitzerEles conseguem reunir documentos que podem provar os crimes cometidos e o envolvimento de líderes religiosos de Boston que tentaram ocultar os casos. Durante anos, os padres eram transferidos ao invés de serem punidos. Este drama policial (e jornalístico) tem entre seus atores Michael Keaton e Mark Ruffalo, aquele que interpreta o Hulk da Marvel. É uma verdadeira aula de jornalismo real fora das faculdades.

10. Nos Bastidores da Notícia [1987]

E pra encerrar esta lista, eu indico um filme bem velhinho, do tempo da TV de tubo e das gravações em fitas magnéticas... tempo do bom e velho jornalismo! Este longa é uma sátira inteligente do telejornalismo americano em que três ambiciosos jornalistas de Washington D.C. estão interligados em uma rede de TV. Jane Craig (Holly Hunter), produtora do telejornal, tenta manter o alto padrão de qualidade, mas precisa lidar com a promoção do charmoso novo talento da emissora, Tom Grunick (William Hurt), que representa tudo o que ela mais odeia. Já o terceiro dessa trama, o dedicado e competente repórter Aaron Altman (Albert Brooks) tem a autoestima destruída com a chegada de Tom, além de nutrir uma paixão secreta pela melhor amiga Jane. Sim, é uma comédia romântica das antigas, com direito a um triângulo amoroso!

Boa diversão, jovens!

T.M.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 'letrinhas' que os apresentadores leem

Qual microfone usar?

Passagem: quando um repórter aparece