Curiosidade: O que fazem os apresentadores entre uma matéria e outra?

Um estudante de jornalismo perguntou-me no Facebook o que os apresentadores fazem entre uma matéria e outra. Achei curiosa a pergunta e resolvi escrever aqui no TeleBlogNews.

Imagem: Pixabay
Fora do ar
Enquanto um VT está rodando (reportagem ou comercial), o apresentador tem esse curto espaço de tempo (de um a cinco minutos, em média) para ler novamente o texto que virá a seguir, conversar com o coordenador do programa, tirar dúvidas sobre o script (espelho) ou retocar a maquiagem. É o que manda o "manual dos apresentadores". Mas, outras coisas naturais acontecem como tomar um gole d'água ou papear rapidamente com a equipe técnica ou entrevistado, por exemplo. O certo mesmo é não desviar a atenção dos monitores que exibem o que está no ar (retorno de vídeo), afinal de contas o apresentador deve estar preparado para voltar a qualquer momento, mesmo que o contra-regra esteja ali, do lado, para dar a "regressiva" - o tempo que resta para terminar a reportagem ou comercial.


"Tá no ar... tira o dedo do nariz!"
Existem casos bizarros na internet de apresentadores que foram "pegos de surpresa". O VT acabou e eles voltaram pro ar em posições estranhas, com caretas ou fazendo algo que não deveriam, como comendo um biscoito. Se o programa for ao vivo não tem como consertar. É torcer para que a cena não caia no TOP FIVE ou mesmo na internet. Dependendo da gafe, o apresentador fica marcado pelo erro, pode ser remanejado de seu posto ou até dispensado pela emissora.

Particularmente testemunhei um apresentador que saiu do estúdio para ir ao banheiro no momento em que um VT estava no ar. Foi um risco enorme, mas tudo acabou bem - ele voltou a tempo. O pior foi o durante; todos os colegas do switcher (sala de controle técnico do telejornal) ouviram o que o apresentador fazia no toalete, já que o microfone, pregado no paletó dele, permaneceu ligado o tempo todo.

Veja mais sobre apresentações de telejornal no vídeo do TELE BLOG NEWS:



Comentários

Cleice Feitosa disse…
cara que bizarro esse final hahaha

Postagens mais visitadas deste blog

As 'letrinhas' que os apresentadores leem

Qual microfone usar?

Passagem: quando um repórter aparece